A s tampas de bueiros são geralmente redondas, e a maioria das pessoas provavelmente não passa o dia  pensando no motivo delas serem assim....

Por que as tampas de bueiros geralmente são redondas?

As tampas de bueiros são geralmente redondas, e a maioria das pessoas provavelmente não passa o dia  pensando no motivo delas serem assim.



Mas há realmente uma razão geométrica por trás disso: coisas em formas circulares não podem cair em um buraco da mesma forma, mas outros formatos podem.
Por exemplo, imagine um quadrado. O comprimento do lado do quadrado é menor do que sua diagonal. Assim, no caso de um bueiro quadrado, se você não alinhar os dois quadrados corretamente, a tampa vai cair no buraco.
Isso ilustra bem o que estamos falando:




Em comparação, não importa o quanto você tente, você jamais poderá jogar uma tampa de bueiro redonda dentro de um buraco redondo do mesmo tamanho, pois o diâmetro do círculo é sempre o mesmo.




Em termos mais matemáticos, um círculo é algo que é chamado de “curva de largura constante”. No caso do círculo, a largura é sempre igual ao seu diâmetro. Por outro lado, a largura do quadrado ou retângulo varia.
Notavelmente, os círculos não são as únicas formas com uma largura constante. Triângulos de Reuleaux, por exemplo, são também formas com uma largura constante.
E, por isso, em alguns lugares, você pode encontrar um bueiro em forma de triângulo de Reuleaux, como o abaixo:



Gostou da matéria? Então curta a página do blog clicando aqui e deixe o seu cometário aqui embaixo! 

Se gostou, por favor, deixa uma curtida! (=





Compartilhe este artigo!