M uito provavelmente logo estaremos colonizando o planeta vermelho. Talvez não literalmente nós, mas pessoas já nascidas verão --e até irão ...

Como é o pôr do sol em Marte?

Muito provavelmente logo estaremos colonizando o planeta vermelho. Talvez não literalmente nós, mas pessoas já nascidas verão --e até irão para Marte.
O planeta enferrujado está a 230 milhões de quilômetros do Sol, bem mais longe do que a Terra, mas, mesmo assim tem seu pôr do sol surpreendentemente lindo e peculiar.




Para descobrir --antes de chegarmos pessoalmente lá-- como será ver o pôr do Sol em Marte, o rover robótico Spirit foi enviado em 2005 para assistir o mergulho do Sol abaixo da cratera Gusev e o resultado foi a fotografia abaixo.

Esta é a imagem mais próxima do que seria (será) vista de por um humano.

As partículas finas de poeira marciana, suspensas na fina atmosfera, conferem ao céu uma cor avermelhada, mas a poeira também dispersa a luz azul, criando um fulgor de céu azulado perto do Sol que se põe. Como Marte está mais longe do Sol do que a Terra, lá o Sol é menos brilhante e tem apenas cerca de dois terços do diâmetro que aparece a partir da Terra. Imagens como essa ajudam os cientistas atmosféricos a entender não só a atmosfera de Marte, mas também as atmosferas do Sistema Solar, incluindo nossa Terra natal.



Incrível, não é mesmo?



Se gostou, por favor, deixa uma curtida! (=





Compartilhe este artigo!