Conheça as belezas do Parque Nacional Saint Hilaire Langue

Da Redação
Por -
Um nome um pouco complicado para um lugar de maravilhas simples, mas que deixam qualquer um impressionado. Situado a 100 km de Curitiba e a 40 da região portuária de Paranaguá (PR), o Parque Nacional está na parte Sul da Serra do Mar, fazendo divisa com a Baía de Guaratuba, no litoral do estado.

O nome do parque é uma homenagem ao naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que percorreu parte do Brasil na década de 1820, e ao biólogo e ambientalista paranaense Roberto Ribas Lange, falecido em 1993.


O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange foi a primeira Unidade de Conservação do país a ser criada por Lei, englobando os municípios de Matinhos, Morretes e Paranaguá, sendo 80% do parque na região de Guaratuba e Paranaguá. Este conta com atrações como cachoeiras e montanhas, que vão de dez metros até mil e quinhentos metros de altitude. Um espetáculo à parte, quando se trata da vista lá de cima.

Várias comunidades utilizam a região para tirar o seu sustento da área de mangue do parque. A extração da ostra e do caranguejo é comum, feita de forma que não agride tanto a natureza, contribuindo para a sobrevivência das famílias que vivem na região.


A parte mais alta --e a atração principal-- é a Serra da Prata ou, popularmente conhecida como 'Torre da Prata', por um caminho através de trilhas dentro da mata que contém algumas dificuldades médias/difíceis. 



Por se tratar de um Parque de proteção ambiental, a visitação é um tanto quanto restrita, pois tudo ainda está em processo e depende do Governo Federal tornar possível o turismo na região, com guias e sinalizações. Porém, existem várias trilhas utilizadas por moradores que viviam no local antigamente, antes mesmo da área se tornar um parque, que pode ser utilizada para conhecer um pouco dos riachos e cachoeiras da região. Mas para evitar qualquer tipo de problema, o recomendado é se informar com antecedência sobre o que pode e o que não pode visitado na região.

O endereço para informações é na Rua das Palmeiras, 170 | Caiobá, Matinhos, Paraná 83260-000. Fone: 41 3452 6340