Se encante com Arraial do Cabo, o Caribe brasileiro

Da Redação
Por -

A fama de “Caribe Brasileiro” está estampada na placa oficial de boas-vindas da cidade de Arraial do Cabo (RJ). Ela prepara o coração dos turistas para a inevitável surpresa ao avistar a primeira praia à beira da estrada.



Com acesso fácil, preços baixos, dias ensolarados e praias deslumbrantes, Arraial é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja curtir um descanso com pé na areia. Segure o voltante, evite a batida ao avistar o colorido do mar e comece a curtir o espetáculo que é Arraial do Cabo. Será difícil deixar qualquer uma das praias para trás.

O mar de Arraial é especial por uma razão muito particular. Na região, acontece o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas ricas em vida marinha. A fartura de alimento transforma Arraial em um dos melhores pontos de mergulho do país, com águas claras e muita vida. É perfeito para o mergulho de batismo, para profissionais ou mesmo para quem quer se divertir com o snorkeling.

  Praia do Forno

Com jeito de interior e menos de 30 mil habitantes, Arraial do Cabo oferece aos visitantes um clima propício para férias. Emancipada em 1985 e oficialmente jovem, a cidade, antes, era parte de Cabo Frio. A história da região, entretanto, data do início do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou naquele mar com a segunda expedição europeia a percorrer o litoral brasileiro.

Pouco resta daquele período. Um pequeno obelisco marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde viviam principalmente índios tamoios antigamente. No centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédio ostenta o ano de 1503 na fachada, data da chegada de Américo Vespúcio. O local, originalmente uma igreja de pau a pique, marca o ponto onde teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil, no ano de 1506. Na mesma região, está a Casa de Piedra, dita como uma das primeiras construídas no país.



Veja agora alguns dos inúmeros programas que você pode visitar em Arraial:

Praia do Farol



Classificada pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) como uma das praias mais perfeitas do Brasil, tanto pela beleza quanto pela preservação e limpeza, a Praia do Farol é uma área de proteção marinha com um mar incrivelmente azul e dunas de areia fina e branca, perfeita para relaxar e aproveitar as férias. 

Prainha

Chegar à Prainha é como chegar ao Caribe.

O visual, bastante semelhante ao das ilhas da América Central, faz da enseada um dos locais mais procurados por turistas em Arraial do Cabo, ansiosos por aproveitar o sol olhando ao horizonte um show perfeito de cores oferecido pelo céu e pelo mar.

Praia do Pontal do Atalaia 

Com grande destaque para o Morro do Atalaia, que oferece uma vista deslumbrante da praia e de toda a costa, a praia do Pontal do Atalaia é conhecida por suas águas calmas de coloração verde e azul.

A praia é cercada por dunas, rochas e bastante vegetação, perfeita para quem gosta de praias mais selvagens. 


Praia Grande

Praia Grande é um dos picos favoritos de surfistas, que são atraídos pelas grandes ondas de mar aberto e água praticamente gelada.

Com estrutura bastante completa de restaurantes e quiosques, esta é uma das praias mais frequentadas de Arraial do Cabo, o que não é motivo de preocupação, já que a faixa de areia extremamente extensa praticamente impossibilita a superlotação do local.
Praia Brava

O acesso à Praia Brava não é dos mais simples e só é possível por trilha durante dias de bom tempo.



Apesar disso, a praia atrai surfistas e visitantes em busca de isolamento, já que a região é extremamente preservada e quase deserta.

Não deixe de visitar também o Mirante da Praia Grande, fazer os inúmeros passeios de barcos que existem na região, praticar mergulho junto aos peixes, ver o pôr do sol no Morro do Atalaia, experimentar a gastronomia local com base em frutos do mar, vistar os faróis da Ilha do Cabo Frio e visitar o Museu Oceanográfico.